O terreiro de candomblé representado na poética afro-brasileira
2016; Volume: 1; Issue: 24 Linguagem: Português
ISSN
2215-6143
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO conhecimento das tradicoes iorubas e bantas esta presente na sociedade brasileira. Isso se deve a mancha indelevel da escravidao. Desterrados, sem direito a trazer nada, os povos africanos, ainda assim, reconstruiram apenas, com o conhecimento que estava impresso em seus corpos, novas territorialidades e saberes no Brasil. A partir dessa heranca ancestral, propomos neste ensaio analisar como o poeta Aloisio Resende e Solano Trindade fazem da cosmovisao afro difundida na comunidade-terreiro uma proposta estetica que esta contra a estetica hegemonica. Assim, comparamos os poemas dos dois escritores com o objetivo de entender a linguagem que reinventa o espaco da ancestralidade. El conocimiento de las tradiciones Yoruba y Bantu esta presente en la sociedad brasilena como resultado de la imborrable huella de la esclavitud. Alejados de su tierra, sin derecho a traerse nada, los africanos han reconstruido apenas con el conocimiento impreso en sus cuerpos, nuevo conocimiento y territorialidad en Brasil. Desde esta herencia ancestral, proponemos analizar en este articulo como los poetas Aloisio Resende y Solano Trindade hacen de la cosmovision africana expandida en la comunidad, una propuesta estetica contraria a la estetica hegemonica. De esta manera, comparamos los poemas de los dos escritores con el objetivo de comprender el lenguaje que reinventa el espacio de lo ancestral. Knowledge of the Yoruba and Bantu traditions is present in Brazilian society. This had resulted of indelible stain of slavery. So far way of their land, without the right to bring anything, African people still just rebuilt, with the knowledge that was printed on their bodies, new knowledge and territoriality in Brazil. From this ancestral heritage, we propose in this article to analyze how the poets Aloisio Resende and Solano Trindade do the African worldview widespread in candomble’s community an aesthetic proposal which is against the hegemonic aesthetic. Thus, we compared the poems of the two writers with the aim of understanding the language that reinvents the space of ancestry
Referência(s)