
Educação musical de jovens e adultos na escola regular: políticas, práticas e desafios
2014; Volume: 13; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoO objetivo deste artigo e discutir a educacao musical de jovens e adultos no Brasil e,particularmente, nas escolas regulares de ensino fundamental municipais da cidade do Rio deJaneiro. A educacao de jovens e adultos no Brasil esta normatizada pela LDBEN/96 e por leiscomplementares. Entre os conteudos curriculares obrigatorios presentes na legislacao esta a arte,mas nas propostas didatico-pedagogicas nacionais, elaboradas a partir da legislacao, a arte aparecenao so no curso fundamental para criancas como no curso fundamental para adultos, “dividida” emmusica, artes visuais, teatro e danca. O que torna a educacao musical obrigatoria nas escolasregulares da educacao basica. Aborda-se a historia da educacao de jovens e adultos no Brasil, aconcepcao ingenua e a concepcao critica de educacao (Pinto, 2000), e a educacao musical dejovens e adultos na escola regular hoje (Brasil e Rio de Janeiro – municipio), com base na literatura,na legislacao e nas propostas curriculares nacional e municipal.
Referência(s)