
As mediações das performances: aproximações entre Adidas e Run DMC a partir do estudo de videoclipes
2016; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 13; Issue: 36 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v13i36.980
ISSN1983-7070
AutoresMarcio Ricardo da Silva Barbosa, Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA reputação da marca de produtos esportivos Adidas permitiu sua incorporação ao universo simbólico de diversas subculturas urbanas ao redor do mundo. A cultura hip-hop e seus adeptos, também, se inseriram nesse contexto e vincularam, de forma bastante peculiar, a Adidas ao seu repertório de símbolos identitários. Com isto, o principal objetivo deste artigo é analisar as performances do grupo de rap norte-americano Run DMC e da Adidas, bem como as suas estratégias comunicacionais na construção e apropriação de valores culturais através da interpretação simbólica das gestualidades e figurino dos artistas que utilizam a marca em seus videoclipes. Deste modo, pretende-se discutir as contribuições do grupo e de seus videoclipes na transformação da marca alemã em um dos símbolos de ostentação e consumo de uma cultura originária de comunidades negras americanas.
Referência(s)