
O ensino do canto orfeônico na escola secundária brasileira (décadas de 1930 e 1940)
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 42 Linguagem: Português
10.20396/rho.v11i42.8639880
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoDurante a história, vários filósofos, intelectuais, pedagogos, músicos ou mesmo leigos defenderam o ensino de Música como parte integrante da educação, tais como o pedagogo Fernando de Azevedo e o músico e compositor Heitor Villa-Lobos, sendo este um dos maiores responsáveis pela inclusão da disciplina de Música e Canto Orfeônico nas escolas brasileiras. Este artigo trata do processo de valorização e implantação do ensino de Música e Canto Orfeônico nas escolas brasileiras. Busca-se analisar no discurso destes personagens, as suas idéias a respeito do ensino de Música, assim como as suas finalidades, suas vantagens e sua relação com a escola moderna.
Referência(s)