Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dossiê: História da Cultura Escrita

2016; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v16i1.775

ISSN

2238-0094

Autores

Ana Maria de Oliveira Galvão, Isabel Cristina Alves da Silva Frade,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O conjunto de estudos reunidos neste dossie expressa, ao mesmo tempo, a forca de uma serie de teorizacoes que tem conduzido os debates academicos sobre o tema nas ultimas decadas e a possibilidade de uma diversidade de abordagens. O dossie e aberto por dois ensaios, em que os autores, reconhecidos internacionalmente pelo conjunto de suas obras, retomam as principais questoes que tem constituido a trajetoria do campo de estudos sobre a historia da literacy , na tradicoes norte-americana e europeia. A partir da revisitacao dessas grandes discussoes que tem marcado a area, apresentam proposicoes que podem ser lidas como um grande programa de pesquisas a ser realizado, para que tenhamos, de fato, um avanco na producao do conhecimento sobre os fenomenos da alfabetizacao, do letramento e da cultura escrita. Os tres artigos seguintes trazem, por sua vez, resultados de pesquisas empiricas e se debrucam sobre o caso brasileiro. Neles, e possivel visualizar, concretamente, a operacionalizacao de algumas teorizacoes e pressupostos discutidos nos dois primeiros artigos. Conscientes de que os estudos reunidos no dossie nao sao capazes de abarcar, em sua amplitude, o crescimento do campo de estudos sobre a historia da cultura escrita, a riqueza das abordagens que vem sendo utilizadas, a diversidade de temas e enfoques, apostamos que eles expressam, pelo menos em alguma medida, o debate que vem sendo realizado no Brasil e em outras partes do mundo. Nesse sentido, podem contribuir para o avanco das discussoes, para a sinalizacao de temas emergentes para novas pesquisas e, por fim, para a internacionalizacao da producao cientifica brasileira.

Referência(s)