Desvendando as Informações Implícitas em Gêneros Multimodais

2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17921/2447-8733.2015v16n2p114-123

ISSN

2447-8733

Autores

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Antonio Lemes Guerra, Eliza Adriana Sheuer Nantes, Juliana Fogaça Sanches Simm,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

<p>Os gêneros discursivos nascem da necessidade do homem de se comunicar, moldam-se de acordo com a esfera de atividade humana e sofrem influência do suporte no qual estão alocados. Com a tecnologia e o surgimento dos textos multimodais, os gêneros mesclam-se, hibridizam-se, interferindo na sua caracterização e na leitura, a qual requer do enunciatário a exploração de estratégias discursivas diferenciadas. Cônscios desse movimento dialético e dialógico presente na comunicação, a equipe de pesquisadores do projeto “Gêneros multimodais e multiletramentos: novas formas de autoria” elaborou um Plano de Trabalho Docente envolvendo os gêneros propaganda (impressa e em vídeo), tirinha, charge, capa de revista e manchete de jornal como objetos de ensino. O objetivo foi investigar o nível de leitura de alunos do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública, no que tange à identificação de informações implícitas, presentes nesses textos. </p>

Referência(s)