Artigo Produção Nacional

TECENDO REDES: FORMANDO UMA COM-VIDA NA SERRA DO EVARISTO

2015; Volume: 2; Issue: 7 Linguagem: Português

10.32356/exta.v2.n7.3907

ISSN

2316-400X

Autores

Deborah Moreira Pinto, Gino Pereira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Envolver a juventude na discussao e no engajamento da tematica ambiental e um dos desafios na atualidade. Percebeu-se, a partir de 2003, ao longo do processo de construcao da 1o Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que a tematica tinha um forte potencial de mobilizacao e que poderia abrir canais de atuacao politica e possibilidades de transformacoes ambientais, culturais e sociais profundas e efetivas. Para tanto, visou-se estimular jovens a participarem desse processo, por meio de Coletivos Jovens preocupados e atuantes na tematica socioambiental. Surge entao a proposta de formacao de Comissoes de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAS) na Escola de Ensino fundamental 15 de Novembro, com vistas a formar multiplicadores ambientais que venham estabelecer medidas para o gerenciamento da agua e dos residuos solidos na comunidade quilombola. Esta pesquisa-acao perpassa pela efetivacao semanal de oficinas tematicas junto a 48 jovens regularmente matriculados no Ensino Fundamental II do mes de agosto a dezembro de 2014, em um total de 19 oficinas ligadas a tematica ambiental, dentre as quais constam: a Oficina Pedras no Caminho, Arvore dos sonhos, Mapa Local, Bau de recordacoes, Terrario, Jornal Mural, Residuos solidos: cada coisa em seu lugar; Oficina brinquedo e coisa seria: a sucata inventa tudo; Oficina de fortalecimento da Com-vida; Oficina de Educomunicacao; Oficina Passeio no3futuro; Batalha Naval Gigante; Serra do Evaristo pra sempre; Interpretacao Socioambiental e Oficina de Fotografia. Vale ressaltar que o desenvolvimento do Projeto de Extensao tem se dado por uma parceria entre o Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia (IFCE – Campus Baturite), via o Nucleo de Estudos Afro Brasileiro e Indigenas (NEABI) e o Laboratorio de Estudos Agrarios e Territoriais (LEAT – Geografia – UFC), onde as atividades se encontram na terceira oficina tematica.

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