Artigo Produção Nacional

MIDIATIZAÇÃO DO ATIVISMO E JORNALISMO DIGITAL: O IMPACTO DOS FILTROS DO FACEBOOK NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONTEÚDOS DE COLETIVOS MIDIÁTICOS

2016; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 12; Issue: 22 Linguagem: Espanhol

ISSN

2238-1694

Autores

Maria Clara Aquino Bittencourt,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo Tentativas de controle de trafego e de centralizacao do fluxo de conteudos pelo Facebook atraves de filtros de personalizacao afetam a producao e a circulacao de conteudos de coletivos midiaticos que reportam o cotidiano de movimentos em rede. Trabalha-se com a ideia de midiatizacao do ativismo, considerando a apropriacao de tecnologias de comunicacao no cotidiano de movimentos em rede. Discute-se o jornalismo digital nesse contexto em que o Facebook estabelece mecanismos de concentracao que visam reter o usuario atraves da personalizacao da oferta de conteudos e de parcerias com veiculos jornalisticos tradicionais. Palavras-chave : Facebook; Coletivos Midiaticos; Jornalismo Digital; Filtros de Personalizacao. Abstract Attempts of control of traffic and of centralization of the flow of contents by Facebook by means of personalization filters affect the production and the circulation of contents of collective media that report on the everyday network movements. One works on the idea of mediatization of activism, considering the appropriation of communication technologies in the everyday network movements. One discusses digital journalism in this context in which Facebook establishes concentration mechanisms that aim at retaining the user by means of personalization of the supply of content and of partnerships with traditional news vehicles. Keywords : Facebook; Collective media; Digital journalism; Personalization filters. Resumen Los intentos de control de trafico y centralizacion del flujo de contenido por parte de Facebook a traves de filtros personalizados afectan a la produccion y circulacion de contenidos por colectivos mediaticos sobre el cotidiano de movimientos en red. El trabajo tiene como base la idea mediatizacion del activismo, teniendo en cuenta la apropiacion de tecnologias de la comunicacion por movimientos en red. Se argumenta sobre periodismo digital en este contexto en que Facebook establece mecanismos de concentracion encaminadas a retener al usuario mediante la personalizacion de la oferta de contenidos y se asociando con los vehiculos periodisticos tradicionales. Palabras-clave : Facebook; Colectivos mediaticos; Periodismo digital; Filtros de personalizacion.

Referência(s)