Artigo Acesso aberto Produção Nacional

<b>O discurso jornalístico autorreferencial como estratégia de construção da ‘imagem de si’ </b><br>DOI:10.5007/1984-6924.2011v8n2p339

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1984-6924.2011v8n2p339

ISSN

1984-6924

Autores

Daiane Bertasso, Maria Ivete Trevisan Fossá,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Compreendemos o jornalismo enquanto uma pratica discursiva que colabora para a construcao social da realidade, desempenhando um papel de representacao simbolica. Partindo dessa premissa se observa nos ultimos anos mudancas no modo de enunciacao do discurso jornalistico, ja que cada vez mais o mesmo tem aumentado o grau de referencia a sua propria realidade, produzindo um discurso jornalistico autorreferencial que visa a construcao da ‘imagem de si’. A esse respeito, apresentamos a analise das estrategias discursivas autorreferenciais utilizadas pelo jornal Diario de Santa Maria , no periodo que antecede as eleicoes municipais de 2008, em Santa Maria – RS. Com isso, observamos transformacoes nos modos de enunciacao do discurso jornalistico, o que possibilita questionamentos a respeito da sua atual imagem e lugar na instituicao social da realidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX