Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: uma comparação com os resultados do Saeb

2008; Fundação Carlos Chagas; Volume: 19; Issue: 41 Linguagem: Português

10.18222/eae194120082074

ISSN

1984-932X

Autores

Ruben Klein, Nilma Santos Fontanive, Ana Luísa RestanI, Maria Cristina Telles,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O artigo discute os resultados da avaliação dos alunos das escolas mantidas pela Fundação Bradesco. Foram avaliados alunos do 5º ano/4ª série, 9º ano/8ª série do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática. Os resultados dos alunos foram colocados nas escalas do Saeb graças à cessão pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, de itens de teste aplicados na Prova Brasil e no Saeb. O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco é muito superior, cerca de 1 desvio padrão, à média do Brasil, tanto em Matemática quanto em Língua Portuguesa, em todas as séries avaliadas. Quando comparado com os resultados das escolas particulares, o desempenho dos alunos da Fundação Bradesco é cerca de 10 pontos maior - 20% do desvio padrão - na 4ª série, em Matemática e Língua Portuguesa, equivalente em ambas as disciplinas na 8ª série, e em Língua Portuguesa, na 3ª série do EM. Utilizando o índice do critério Brasil como medida do nível socioeconômico, encontrou-se que cerca de 55% dos alunos do 5º e do 9º ano estão nas classes C, D e E, enquanto na 3ª série do EM esse porcentual é de 65%. A maioria dos alunos de todas as séries, entretanto, pertence à classe C.</span>

Referência(s)