Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Associações entre Bullying Escolar e Conduta Infracional: Revisão Sistemática de Estudos Longitudinais

2016; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/0102-37722016012241081090

ISSN

1806-9770

Autores

Jorge Luiz da Silva, Wanderlei Abadio de Oliveira, Elvio Luciano Bono, Marina Azôr Dib, Marina Rezende Bazon, Marta Angélica Iossi Silva,

Tópico(s)

Insect and Pesticide Research

Resumo

RESUMO O presente estudo consiste de uma revisão sistemática de estudos longitudinais que investigaram a associação entre bullying escolar e conduta infracional na adolescência e criminosa na idade adulta. Realizou-se uma busca bibliográfica em cinco bases de dados internacionais (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO e Web of Science) e uma biblioteca eletrônica nacional (Scielo). Foram selecionados 13 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A maioria dos trabalhos encontrou associação estatisticamente significativa entre bullying e cometimento de atos contrários à lei por adolescentes e adultos. Em alguns deles, a associação permaneceu significativa após o controle de outros fatores de risco na infância, sinalizando, assim, ser o bullying um fator de risco independente. Isso reforça a necessidade de se prevenir e enfrentar precocemente o bullying escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX