I Started A Joke: Conspiração, Sátira, Sabotagem e embuste em Exit Through the Gift Shop
2011; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoTodos estamos avisados: o jogo das aparencias e dos mais arriscados. Quando as mascaras caem, alguem fica vulneravel e embaracado. E provavel que, por isso mesmo, para evitar tal risco, Banksy, o enigmatico realizador de Exit Through the Gift Shop, tenha nao so perpetuado a mascara ate ao fim como, eventualmente, multiplicado as mascaras e os disfarces ao longo do filme. Este caleidoscopio de disfarces e manigâncias, talvez mesmo trapacas e maquinacoes, que nos parece tao fascinante, especie de malabarismo com os signos culturais e montanharussa da feira de vaidades do mercado da arte, acaba, porem, por nos deixar com uma sensacao de incumprimento e, no limite, de ligeira indiferenca. Porque acontecera isso? Eventualmente porque ha aqui um desnivel mais pronunciado do que se intui numa primeira abordagem entre os dois discursos em questao, a street art e o docu/mockumentary, quer ao nivel do tema quer ao nivel do estilo. Por isso, chegamos ao fim do filme com a sensacao de que onde a irreverencia da street art nos conquista pelo vigor quase anarquista das suas propostas, o mockumentary que aqui se apresenta
Referência(s)