Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172016180107

ISSN

1983-2117

Autores

Liliane Oliveira de Brito, Elton Casado Fireman,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

RESUMO: O presente estudo aponta o ensino de ciências por investigação como uma prática pedagógica que facilita a alfabetização científica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para fazer o levantamento dos dados, uma sequência didática foi aplicada abordando a temática "De onde vem o arco-íris?". A pesquisa é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação e foi desenvolvida em um 5º ano de Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que os alunos, quando convidados a fazer investigações semelhantes às feitas pela cultura científica, desenvolvem conteúdos conceituais em um contexto dotado de significados. De tal modo, os alunos se tornam capazes de utilizar conceitos científicos como instrumentos de leitura, significação e compreensão do mundo, isto é, alfabetizam-se cientificamente.

Referência(s)