Artigo Produção Nacional

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE OURO PRETO, MG

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2359-1064

Autores

Ana Daniela Damacena, Natalia Daniela Vieira Maximiano, Jairo Antônio da Paixão,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

As aulas de Educacao Fisica sao momentos no ambiente escolar em que a relacao de genero se problematiza e seus aspectos historicos contribuiram para dicotomia entre os generos durante as aulas. Com o objetivo de analisar o nivel de participacao das meninas nas aulas de Educacao Fisica neste segmento de ensino, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco turmas da Educacao Infantil em uma escola publica e suas respectivas professoras, no primeiro semestre de 2014. Concluiu-se que o genero feminino se torna submisso quando ha um confronto direto com o genero masculino durante as aulas de Educacao Fisica. E importante estudar o genero na Educacao Infantil para entender o comportamento de meninas e meninos ao longo da vida escolar, e educar, desde o inicio, para que as diferencas existentes nao sejam esquecidas, mais sim entendidas para nao sobrepujar uma em relacao a outra.

Referência(s)