
AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DAS MENINAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE OURO PRETO, MG
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÃNGULO MINEIRO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2359-1064
AutoresAna Daniela Damacena, Natalia Daniela Vieira Maximiano, Jairo Antônio da Paixão,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoAs aulas de Educacao Fisica sao momentos no ambiente escolar em que a relacao de genero se problematiza e seus aspectos historicos contribuiram para dicotomia entre os generos durante as aulas. Com o objetivo de analisar o nivel de participacao das meninas nas aulas de Educacao Fisica neste segmento de ensino, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco turmas da Educacao Infantil em uma escola publica e suas respectivas professoras, no primeiro semestre de 2014. Concluiu-se que o genero feminino se torna submisso quando ha um confronto direto com o genero masculino durante as aulas de Educacao Fisica. E importante estudar o genero na Educacao Infantil para entender o comportamento de meninas e meninos ao longo da vida escolar, e educar, desde o inicio, para que as diferencas existentes nao sejam esquecidas, mais sim entendidas para nao sobrepujar uma em relacao a outra.
Referência(s)