Artigo Acesso aberto Produção Nacional

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, CULTURA CORPORAL, SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO MÉDIO

2016; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v27i1.3958

ISSN

2236-0441

Autores

Graziany Penna Dias, Miguel Fabiano de Faria, Sílvio Anderson Toledo Fernandes, Marcelo Silva dos Santos, Thiago Barreto Maciel,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente artigo tem por intenção apresentar um plano de unidade realizado nas aulas de Educação Física com turmas do ensino médio integrado de uma instituição federal de ensino, considerando a referência teórico-metodológica do materialismo histórico dialético. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um conjunto de aulas para trabalhar o conteúdo das relações e especificidades da atividade física, saúde e as influências da mídia, que impõem, por meio do culto exagerado ao corpo (corpolatria), formas de consumo que vão desde produtos e equipamentos até um estilo de vida idealizado como saudável, de caráter extremamente individualista ou, em outras palavras, a partir da “individualidade em si”. Nesse sentido, foi possível realizar um contraponto, referenciado na pedagogia histórico-crítica, mostrando aos alunos a necessidade de se lutar por uma “individualidade para si”, que só pode ser feita de forma coletiva, na busca da construção da sociedade socialista.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3958

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