
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, CULTURA CORPORAL, SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO MÉDIO
2016; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14572/nuances.v27i1.3958
ISSN2236-0441
AutoresGraziany Penna Dias, Miguel Fabiano de Faria, Sílvio Anderson Toledo Fernandes, Marcelo Silva dos Santos, Thiago Barreto Maciel,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo tem por intenção apresentar um plano de unidade realizado nas aulas de Educação Física com turmas do ensino médio integrado de uma instituição federal de ensino, considerando a referência teórico-metodológica do materialismo histórico dialético. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um conjunto de aulas para trabalhar o conteúdo das relações e especificidades da atividade física, saúde e as influências da mídia, que impõem, por meio do culto exagerado ao corpo (corpolatria), formas de consumo que vão desde produtos e equipamentos até um estilo de vida idealizado como saudável, de caráter extremamente individualista ou, em outras palavras, a partir da “individualidade em si”. Nesse sentido, foi possível realizar um contraponto, referenciado na pedagogia histórico-crítica, mostrando aos alunos a necessidade de se lutar por uma “individualidade para si”, que só pode ser feita de forma coletiva, na busca da construção da sociedade socialista.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3958
Referência(s)