Dissertação

Processos narrativos e autoria em documentário interativo

2013; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Pedro Fernando Veludo Amorim Rodrigues,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O que e um documentario interativo? Ate a data parece nao haver consenso no proprio termo: new media documentaries, webdocs, docu-games, cross-platform documentaries, interactive documentaries ou ainda database documentaries e expanded documentaries. Um documentario interativo, webdocumentario, ou documentario multimedia surge entao num lugar ambiguo, um lugar algures entre diferentes areas do conhecimento, desde cinema, interatividade, videojogos, video-arte nomeando apenas alguns, sendo que uma resposta definitiva e concreta nao residira em nenhuma destas areas isoladas umas das outras, e este difere das formas mais tradicionais de documentario cujos elementos visuais principais - video, audio, fotografia - sao complementados pela aplicacao de um conjunto de informacoes complementares multimedia. A capacidade hipermediatica da Internet fornece aos documentaristas um meio unico para criar producoes nao-lineares que combinam fotografia, texto, audio, video, animacao, infografias, desenhos e, acima de tudo, a interatividade. A interatividade traz consigo uma serie de questoes, quer na forma de producao dos documentarios e no papel que o autor passa a assumir, quer na forma de fruicao, e quer na forma da narrativa. Nesse sentido, a metodologia implica uma epistemologia reflexiva sobre a aparente contradicao em representar em forma de texto linear um objeto de investigacao nao-linear, multimodal e interativo. Sao entao apuradas as areas de estudo a abordar para o desenvolvimento desta dissertacao: o documentario e a narrativa com camadas de interatividade na Web. Sendo a Web um metamedium, um meio de convergencia hipermedia por excelencia, as narrativas a ela associada ultrapassam a forma tradicional de storytelling linear, dando determinado grau de liberdade ao utilizador, pela hipertextualidade, de reconstruir uma historia do genero de nao-ficcao, pela juncao de elementos que o autor o dispoe para acesso, delegando parte da responsabilidade na construcao de sentido sobre ele, passando nesse momento a ser uma autoria partilhada.

Referência(s)