Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino

2016; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v16i1.775.2

ISSN

2238-0094

Autores

Anne‐Marie Chartier,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Neste artigo, busca-se cruzar duas areas geralmente dissociadas: o fenomeno socio-historico da alfabetizacao e o ensino escolar da leitura. Recorrendo-se a memorias pessoais e a producao academica, apresentam-se reflexoes centrais do debate nessas areas. Nos anos 1970, as reformas para lutar contra o fracasso escolar provocaram polemicas sobre os metodos de leitura. Ao mesmo tempo, pesquisas historicas sobre a difusao da escrita colocavam em questao o papel da escola na erradicacao do analfabetismo. Tais pesquisas eram corroboradas pela volta de um iletrismo dos adultos em sociedades em que a escola era obrigatoria ha mais de cem anos. Esses dados, todavia, permaneceram separados. Para compreende-los, foi preciso rejeitar a ideia de um modelo estavel do ato de ler e reconstruir a historia da leitura escolar.

Referência(s)