
Análise de aspectos hedônicos e utilitários como preditores da recomendação e recompra do Natal Luz
2016; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7784/rbtur.v10i2.720
ISSN1982-6125
AutoresRafael Mendes Lübeck, Fernando Oliveira Santini, Maria Emília Camargo, Tatiana Schena Wanin,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoO objetivo do presente trabalho foi demonstrar que os aspectos hedônicos e utilitários antecedem a recomendação e recompra (lealdade) e que a frequência de visitas a um evento modifica a percepção do consumidor sobre as motivações hedônicas e utilitárias sendo que quanto maior a frequência de visitas ao evento mais utilitária é a motivação. Para tal intento procedeu-se uma survey, executada entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012, medindo a percepção hedônica e utilitária em relação à recomendação e recompra moderada pela frequência de visitas ao evento. Os dados foram tratados com a utilização da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE). s resultados demonstraram que quanto mais os consumidores vão ao evento, maior é à força dos motivos utilitários para recomendação e recompra e que aspectos hedônicos e utilitários antecedem a recomendação e recompra. O valor hedônico nos resultados encontrados diminui conforme o consumidor frequenta o evento. Esta evidencia possibilitou a inferência que após a primeira visita ao “Natal Luz” o consumidor desenvolve uma relação de utilidade com o espetáculo, podendo citar “razões” para sua escolha e quanto maior for a recompra maior será a racionalização da escolha pelas novas recompras do evento
Referência(s)