Artigo Acesso aberto

Quando o Usuário se torna um Publicitário: Motivações para Ewom - Propaganda Boca a Boca Eletrônica - No Facebook

2014; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5585/remark.v13i1.2584

ISSN

2177-5184

Autores

Deborah do Espírito Santo Serra, María T. Soto-Sanfiel,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Esta pesquisa qualitativa, descritiva e exploratria busca obter informaes sobre o boca-a-boca eletrnico (em ingls, electronic Word of Mouth, eWOM) atravs de sites de redes sociais. Especificamente, seu objetivo aprofundar os conhecimentos para a identificao de Usos e Gratificaes buscados (motivaes manifestas e latentes) pelos usurios que se implicam em prticas de eWOM no Facebook, bem como para a identificao de gratificaes obtidas com tal comportamento. Depois de aplicar entrevistas com questionrio aberto a 25 indivduos e analisar qualitativamente suas respostas, chegou-se aos resultados deste estudo, que fornecem informaes sobre as motivaes e gratificaes relacionadas aos atos de conectar-se a pginas comerciais, publicar contedo nos muros de pginas comerciais e trocar informaes com outros usurios sobre marcas comerciais. Tais resultados so teis tanto para estudos acadmicos de comunicao quanto para agentes de marketing e publicidade.DOI: 10.5585/remark.v13i1.2584

Referência(s)