EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A BUSCA PELOS NOVOS OLHARES SOBRE A RECEPÇÃO
2010; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-7275
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPensar a educacao, sem estabelecer relacao com os meios de comunicacao, passou a ser obsoleto. Ainda hoje, muitos profissionais de comunicacao e educacao nao sabem, com clareza, como a conexao entre as duas areas se constitui num fator fundamental para a compreensao da formacao cultural e educacional dos individuos inseridos na chamada era do acesso2. Este artigo apresenta algumas consideracoes sobre a interface comunicacao-educacao, alem de apontamentos sobre duas vertentes teoricas que discutem o papel do receptor no processo da comunicacao. Para os pesquisadores da teoria funcionalista, o receptor e passivo, por isso nao oferece resistencia as mensagens recebidas atraves dos meios de comunicacao de massa. Ja, sob a perspectiva dos estudos latino-americanos, a recepcao e um processo complexo e que necessita ser investigada a partir das mediacoes incrustadas na cultura da sociedade. O largo crescimento da oferta de cursos atraves da Educacao a Distância (EaD), agregado a expansao dos meios de comunicacao de massa, se apresenta como uma oportunidade para a reflexao sobre tais estudos. Nesta modalidade de ensino, a figura do receptor tem condicoes ainda maiores de ser um sujeito ativo, autonomo e produtor de conhecimento.
Referência(s)