Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação

2015; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 36; Issue: 132 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302015152440

ISSN

1678-4626

Autores

Dalila Andrade Oliveira,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

RESUMO: O artigo discute a predominância de modelos de gestão pública introduzidos no Brasil nos anos 1990, mesmo com a chegada ao poder de um governo de oposição. Discute o conceito de nova gestão pública e sua introdução na realidade brasileira. O foco é a gestão educacional na organização federativa do país, com diferentes orientações políticas em suas esferas administrativas, identificando contradições entre os diferentes governos e internamente ao governo federal. Apesar dos avanços conquistados na ampliação de direitos, diminuição da pobreza e maior inserção social, as mudanças promovidas pelos "governos democrático-populares" não romperam a racionalidade anterior, o que instaura contradição fundamental no setor educacional, pois os movimentos sociais que se constituíram em base política importante desses governos trazem outras racionalidades, concepções e práticas pedagógicas.

Referência(s)