Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DE ESCRITORES COMPETENTES NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2016; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v27i1.3518

ISSN

2236-0441

Autores

Amanda Fantinasi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo traz uma experiência desenvolvida no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Tupi Paulista com a leitura literária e produção de texto, utilizando o livro “Felpo Filva” da autora Eva Furnari com o objetivo de responder a seguinte questão: Qual a contribuição que a leitura de textos literários pode dar para a formação de escritores competentes no primeiro ciclo do ensino fundamental? O trabalho é fundamentado pela sequência Básica de Letramento Literário proposta pelo autor Rildo Cosson, que consiste em quatro fases: a) Motivação b) Introdução c) Leitura d) Interpretação. Traz o relato das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula demonstrando a qualidade dos textos produzidos pelos alunos. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3518

Referência(s)
Altmetric
PlumX