Artigo Acesso aberto

PIBID, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS

2016; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14572/nuances.v27i1.3967

ISSN

2236-0441

Autores

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Bianca Andreatta Scottá, André da Silva Mello,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Analisa as práticas pedagógicas de licenciandos em Educação Física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), focalizando os pontos de convergência dessas práticas com a concepção de infância que orienta o programa. Utiliza a pesquisa-ação colaborativa como metodologia, que foi desenvolvida em um CMEI de Vitória/ES, por um período de seis meses, totalizando 40 encontros. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, sistematizada em diário de campo, narrativas dos bolsistas de iniciação à docência do Pibid/EF e imagens iconográficas. Verificamos que as práticas pedagógicas dos licenciandos, construídas na relação colaborativa entre os sujeitos da Educação Básica e da universidade, convergiram com a concepção de infância adotada pelo Pibid/EF, pois consideramos crianças como produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela Educação Física na Educação Infantil.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3967

Referência(s)
Altmetric
PlumX