Artigo Produção Nacional

SOFTWARE EDUCATIVO LIVRE, ENSINO DE GEOMETRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

2015; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2176-5634

Autores

Karla Angélica Silva do Nascimento, João Batista Carvalho Nunes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Analisa as estrategias usadas por professoras ao empregar o software educativo livre Dr. Geo em sua pratica pedagogica voltada ao ensino de Geometria, com base em um programa formativo. Elegeu-se como metodo uma aproximacao da pesquisa-acao. Participaram tres professoras de Matematica do 5o ano do ensino fundamental e duas docentes responsaveis pelo laboratorio de Informatica Educativa de uma escola publica municipal. Na coleta de dados, empregaram-se cinco instrumentos: entrevistas, notas de campo e diario, observacoes, gravacoes em audio e registro fotografico. A analise fez uso de triangulacao das distintas fontes, apoiada em um software especifico. Os resultados evidenciam que a utilizacao do Dr. Geo auxilia o processo de ensino e aprendizagem, agrega possibilidades na apresentacao dos conteudos sobre Geometria, como tambem proporciona novas formas de o aluno pensar, pela mediacao das professoras.

Referência(s)