O documentário sob o risco do ensaio: subjetividade, liberdade e montagem
2013; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresPatricia Rebello da Silva, Consuelo Lins,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPensar a potencia da escrita ensaistica no campo de um cinema que opera na fronteira entre a construcao e a desconstrucao de “verdades”, como acontece nos dominios do documentario, nos leva a formulacao da seguinte hipotese: seria possivel encontrar nas narrativas dos ensaios um principio esclarecedor do modo de circulacao das imagens contemporâneas, e que se enraiza na instalacao da duvida no coracao dos discursos e das estrategias que engendram aquilo que tomamos e construimos como real? Seria o caso pensar os ensaios como sistemas desorganizadores da relacao confortavel e segura que nos acostumamos a manter com as imagens? Interessada no debate em torno de uma concepcao que nasce de comandos de desconstrucao, desmontagem e deslocamentos, o recorte desta pesquisa optou por dirigir o olhar para um tipo de construcao narrativa encontrado em parte substantiva da producao atual de documentarios. A partir de tres caracteristicas singulares desta forma, a subjetividade, a liberdade e a montagem, iremos pensar a maneira como a irrupcao do ensaio em meio ao documentario permitiu a reconducao de uma serie de principios, conceitos e nocoes relacionados a esse cinema. Ao final desse processo, a analise de tres documentarios contemporâneos que se arriscam na escrita do ensaio irao permitir, na pratica, compreender a logica funcional da forma ensaio.
Referência(s)