
Construção da identidade profissional de professores na universidade: aprendendo a partir de sua prática diarista()
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/0102-445001297864996926
ISSN1678-460X
AutoresEveline Mattos Tápias-Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado e estudos subsequentes dos mesmos dados: diários produzidos por alunos iniciantes no curso de Letras participantes de práticas de leitura e escrita acadêmicas. Dados coletados longitudinalmente ao longo de um ano apresentam informações sobre o processo de aprendizagem e a construção identitária dos sujeitos. Análise linguístico-enunciativo-discursiva revela: gêneros utilizados pelos sujeitos no diário em razão de seu posicionamento frente ao professor; uso de metáforas para entender mudanças valorativas sobre o conhecimento; vozes conflitantes durante a formação crítica do profissional. Ao final, comentários sobre a formação profissional do professor.
Referência(s)