
História da educação na Amazônia. Questões de Natureza Teórico-metodológicas: Críticas e Proposições
2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 43e Linguagem: Português
10.20396/rho.v11i43e.8639960
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoO texto expressa a posição assumida pelo autor ao compor a mesa redonda que teve como tema: “Local e nacional: questões teórico-metodológicas”, durante a IX Jornada do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil, ocorrida em Belém do Pará, junho de 2010. Questiona a denominação História da Educação na Amazônia, apontando elementos essenciais para que ela possa ser coerentemente efetivada. Sugere uma possibilidade teórico-metodológica para a pesquisa nesta área e aponta os limites presentes em concepções que não admitem que a história possa ser compreendida objetivamente, restando-nos a aceitação das diversas versões apresentadas, independente das fontes, e das análises nas quais se sustentaram. Por fim, apresenta uma contribuição para a escrita da história educacional da Amazônia, tendo como recorte o Grão-Pará na época colonial.
Referência(s)