
O que, afinal, a criança adquire ao adquirir uma língua? * A tarefa da aquisição da linguagem em três fases e o processamento de informação de interface pela criança.
2007; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1984-7726
Autores Tópico(s)Natural Language Processing Techniques
ResumoPUC-Rio RESUMO – Tres fases da pesquisa em aquisicao da linguagem sao caracterizadas em funcao do modo como a tarefa da crianca e concebida na trajetoria da teoria linguistica: como aquisicao de regras, fixacao de parâmetros e fixacao de parâmetros restritos ao lexico, diante de imposicoes das interfaces da lingua com sistemas de desempenho. Constata-se convergencia nos desenvolvimentos de diferentes campos das ciencias cognitivas com relacao a necessidade de haver restricoes a forma das gramaticas. O modo como propriedades de tracos formais de elementos funcionais podem ser identificadas nas interfaces e considerado. Este envolve tanto procedimentos de natureza estatistica quanto o sistema computacional linguistico. Perspectivas com relacao a uma teoria da aquisicao da linguagem sao consideradas, apontando-se para a necessidade de um modelo integrado da competencia linguistica ser tomado como referencia no desenvolvimento da mesma. Palavras-chave: aquisicao da linguagem; minimalismo; bootstrapping; procedimentos de aquisicao.
Referência(s)