
Women among the Essenes or Women at Qumran? A study on gender in the Damascus Document, the Rule Scroll, and in the historical sources related to the Essenes
2014; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português
10.11606/issn.2177-4218.v5i5p18-43
ISSN2177-4218
Autores Tópico(s)Ancient Egypt and Archaeology
ResumoAtualmente, o debate referente a questões relativas à mulher tornou-se mais acirrado entre os especialistas em Manuscritos do Mar Morto. O assunto é especialmente difícil de evitar quando pensamos que temas como relações sexuais ou casamento estão presentes nas suas regras e no seu sistema de pureza ritual em documentos tão importantes quanto o Documento de Damasco e o Rolo do Templo. É evidente a impossibilidade de que uma mesma comunidade seguisse as regras conforme as lemos no Documento de Damasco, na Regra da Congregação e na Regra da Comunidade. Eles simplesmente refletem realidades diversas. A comunidade vislumbrada no Documento de Damasco, em que famílias viviam em propriedades privadas, não pode ser a mesma que é indiretamente descrita na Regra da Comunidade, um documento que trata de uma comunidade em que as pessoas compartilhavam seus bens, suas refeições e seu tempo enquanto rezavam, estudavam as Escrituras e trabalhavam em conjunto. Nesse sentido, se o movimento descrito no Documento de Damasco incluía mulheres entre seus membros, isso quereria dizer, consequentemente, que a Comunidade de Qumran, vivendo isolada no deserto da Judeia, também recebia mulheres para estabelecer uma vida em comum com o grupo dentro de seus limites? Especialistas como C. Wassen e E. Schuller estão entre aqueles que devotam parte de seus estudos diretamente a esse tema, buscando respostas por meio das descobertas arqueológicas do sítio de Qumran, dos manuscritos encontrados nas suas cavernas e nas fontes históricas de Fílon, Josefo e Plínio. Esses esforços estão direcionados para a compreensão do papel social, possibilidades e cotidiano de algumas (ou muitas) mulheres judias que adentraram a dinâmica de um movimento fechado na virada do primeiro milênio e, ao mesmo tempo, para entender um pouco mais do modus operandi daquela sociedade.
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