Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Efeitos do Plano de Desenvolvimento da Escola nos resultados escolares

2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 27; Issue: 64 Linguagem: Português

10.18222/eae.v27i64.3765

ISSN

1984-932X

Autores

Fátima Alvés, Gregory Elacqua, Matías Martínez, Humberto Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p>O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é um instrumento de planejamento para escolas que recebem capacitação técnica e apoio financeiro do MEC para elaborar um plano de melhoria nas dimensões de gestão, relação com a comunidade, projeto político-pedagógico e infraestrutura. Para avaliar se o PDE-Escola tem efeito no desempenho acadêmico das escolas foram utilizados os dados administrativos e da Prova Brasil entre os anos de 2005 a 2012 e a estimação de modelos fixo no nível da escola e por ano. Foram construídos três grupos que permitiu verificar qual o componente que possui efeito na melhoria dos resultados: apenas planejar, planejar e receber recursos e se os resultados encontrados se mantinham ao longo do tempo. Os resultados apontam que PDE-Escola só tem efeito quando associado ao repasse de recursos. Os resultados foram bastante heterogêneos entre os estados brasileiros o que sugere que o desenho e o contexto da implementação do programa importa. </p>

Referência(s)