
Entre pontas, coques e pliês: aprendizagem da dança clássica no contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1981-3171
Autores Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEsse trabalho teve como objetivo registrar, descrever e analisar o que e como os praticantes aprendem no contexto de pratica de danca classica. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnografica no Centro de Formacao Artistica (Cefar) do Palacio das Artes, no decorrer do ano de 2010. Tomado como uma pratica cultural, o bale classico, ganhou destaque nesse contexto, uma vez que e a modalidade ofertada na primeira metade do curso basico de danca, e que continua sendo trabalhada no restante do curso. As aprendizagens do bale nesse contexto foram descritas e analisadas com base na teoria da forma escolar (VICENT, LAHIRE E THIN, 2001), da Aprendizagem Situada (LAVE E WENGER, 1991) e da educacao da atencao (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b). Esta pesquisa procurou dar relevância ao conjunto de elementos que envolvem a aprendizagem da danca — a incorporacao da habilidade (INGOLD, 2000; 2001a; 2001b), ou seja, de significados, disposicoes corporais, tipos de atencao, emocoes e conhecimentos que caracterizam a pratica. O trabalho de campo revelou que a aprendizagem da danca, muito mais do que uma sequencia de movimentos, envolve a constituicao de disposicoes corporais, modos de agir e expressar, que acontecem por meio da imitacao das professoras, dos colegas, dos alunos de outras turmas, da intensa repeticao dos exercicios e dos movimentos. Assim, a aprendizagem da danca e incorporada a partir do engajamento na pratica, da imersao no contexto, da participacao, em um contexto que e formado por uma rede de relacoes onde estao presentes: o espaco, a musica, o proprio corpo, o corpo do outro, os instrumentos.
Referência(s)