
O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República
2014; Issue: 14 Linguagem: Português
10.11606/issn.2447-8997.teresa.2014.99459
ISSN2447-8997
AutoresAna Paula Cavalcanti Simioni, Lúcia Klück Stumpf,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo discute a especificidade da pintura brasileira produzida durante a Primeira República (1889-1930), a qual não pode ser compreendida nem como uma continuidade harmônica em relação à tradição herdada pelo Império e nem mediante o rótulo de “pré-moderna”. A partir da interpretação de duas telas, Os descobridores, de Belmiro de Almeida, e Fundação da cidade de São Paulo, de Antônio Parreiras, pretende-se examinar os sentidos políticos e culturais particulares que as obras engendram, os quais emanam dos momentos e condições específicos de sua produção, bem como da relação crítica que possuem para com a tradição acadêmica no país.
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