Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

MUSEUS NO BRASIL: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE PERFIS

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 10 Linguagem: Português

10.22409/pragmatizes2016.10.a10423

ISSN

2237-1508

Autores

Ana Flávia Machado, Nayara de Oliveira Souza, Larissa Machado,

Tópico(s)

Diverse Aspects of Tourism Research

Resumo

Este trabalho tem por objetivo construir uma tipologia de museus, utilizando como fonte básica o Cadastro Nacional de Museus (CNM) do IBRAM aplicado à estatística multivariada de formação clusters. Tipologias são nada mais do que classificações que, em um conjunto heterogêneo, desenham tipos de maior uniformidade e, com isso, contribuem para reconhecimento e formulação de políticas públicas. Neste estudo, para além da distribuição espacial, incluímos variáveis socioeconômicas referentes aos municípios onde se localizam os museus, como também características referentes a esses equipamentos. São identificados seis perfis de museus no Brasil, observando-se que a concentração em determinadas unidades da federação, tamanho de município e tipo de gestão tendem a ser as variáveis mais relevantes para descrição desses tipos.

Referência(s)