
MUSEUS NO BRASIL: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE PERFIS
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Issue: 10 Linguagem: Português
10.22409/pragmatizes2016.10.a10423
ISSN2237-1508
AutoresAna Flávia Machado, Nayara de Oliveira Souza, Larissa Machado,
Tópico(s)Diverse Aspects of Tourism Research
ResumoEste trabalho tem por objetivo construir uma tipologia de museus, utilizando como fonte básica o Cadastro Nacional de Museus (CNM) do IBRAM aplicado à estatística multivariada de formação clusters. Tipologias são nada mais do que classificações que, em um conjunto heterogêneo, desenham tipos de maior uniformidade e, com isso, contribuem para reconhecimento e formulação de políticas públicas. Neste estudo, para além da distribuição espacial, incluímos variáveis socioeconômicas referentes aos municípios onde se localizam os museus, como também características referentes a esses equipamentos. São identificados seis perfis de museus no Brasil, observando-se que a concentração em determinadas unidades da federação, tamanho de município e tipo de gestão tendem a ser as variáveis mais relevantes para descrição desses tipos.
Referência(s)