O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Bataguassu, MS: Relações Possíveis
2016; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.17921/2447-8733.2015v16n0p410-422
ISSN2447-8733
AutoresCarla Busato Zandavalli Maluf de Araújo, Maria Aparecida Manteini,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo principal da pesquisa foi analisar como as acoes do Pacto Nacional pela Alfabetizacao na Idade Certa (PNAIC) influenciaram as praticas pedagogicas dos docentes da rede municipal de ensino, em Bataguassu, MS. O estudo de caso foi realizado em tres etapas: bibliografica, de coleta de dados em campo e de tratamento e analise de resultados. O levantamento bibliografico das producoes cientificas relativas ao tema abrangeu a Biblioteca Digital de Teses e Dissertacoes (BDTD), o Banco de Teses e Dissertacoes da Capes e a base de dados SciELO. A coleta em campo consistiu na aplicacao de um questionario estruturado aos professores participantes do programa, bem como de entrevista com o coordenador local do PNAIC. A percepcao dos sujeitos da pesquisa sobre o PNAIC e bastante positiva, pois acreditam que o programa colaborou para a melhoria da qualidade do trabalho dos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, possibilitando as criancas um aprendizado mais dinâmico e prazeroso, centrado no ludico. As respostas apontam para uma apreensao insuficiente das bases teoricas dispostas nos Cadernos de Formacao, dada a centralidade nos procedimentos e a ausencia de reflexoes teorico-praticas e da percepcao da Alfabetizacao na perspectiva do Letramento. Os resultados das avaliacoes externas revelam dificuldades dos estudantes que se encontram, majoritariamente, nas escalas 1e 2 de proficiencia em Leitura, Escrita e Matematica, com pior desempenho em Matematica, mas nao sao validos para a analise da eficacia do PNAIC, o que so sera possivel nos proximos dois anos, caso o programa seja consolidado.
Referência(s)