ALTEREGO E SUAS REFLEXÕES: UMA ANÁLISE DO FILME CLUBE DA LUTA E O ROMPIMENTO COM A SOCIEDADE

2015; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português

10.25242/88765142015828

ISSN

2236-8876

Autores

Leandra da Silva Paes, Marcos Pinheiro, Leandro Augusto Pires Gonçalves, Paulo Arthur Buchvitz,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O filme se inicia com um homem que atinge seu limite, seu maximo para com a sociedade capitalista, repleta de regras e imposicoes, em outras palavras, o protagonista se desvencilha da realidade a partir do momento que nao mais a suporta, assim criando um alterego. Articular uma reflexao social e psicologica a respeito do filme clube da luta, explicitando a patologia transtorno dissociativo de identidade do personagem Jack e o que levou o seu desenvolvimento. Analise bibliografica, estudo critico do filme clube da luta e leituras pertinentes para a colocacao da patologia transtorno dissociativo referente ao protagonista da obra cinematografica. O filme Clube da luta, que foi tomado por nos para analise, conta o drama vivido por Jack (Edward Norton), funcionario de uma grande empresa de seguros, que levava uma vida rotineira dedicada exclusivamente ao trabalho e se tornou fundador de um clube de luta livre clandestino, em parceria com Tyler Durden (Brad Pitt), ficando claro, ao longo da trama, que ele desenvolveu um processo de dissociacao de sua personalidade. Tyler Durden e Jack eram duas faces de uma mesma pessoa. De acordo com o CID-10, o Transtorno Dissociativo de Identidade reflete um fracasso em integrar varios aspectos da identidade, memoria e consciencia. Cada estado de personalidade pode ser vivenciado como se possuisse uma historia pessoal distinta, autoimagem e identidade proprias, inclusive um nome diferente. Em geral existe uma identidade primaria, portadora do nome correto do individuo, a qual e passiva, dependente, culpada e depressiva. A critica ao drama acontece por sete principais vias: comprar, sofrer, apanhar, roubar, destruir, transar e encontrar o outro. O Jack tinha moveis caros em seu apartamento, o Tyler vivia esbanjando dinheiro com carros esportivos e roupas de grife. Ha um momento que os personagens apenas se sentiam vivos com o sofrer, para ter uma sensacao de vivencia e autenticidade precisavam bater e apanhar. Ha roubo na parte do carro no aeroporto e da gordura humana da clinica de estetica para a producao de sabao. Quando se quebra ou destroi algo, parte-se do principio de controle e torna-se agente de transformacao do util para o inutil. Quando ha relacao sexual se toca e e tocado, existe um gozo presente nao apenas na ejaculacao, mas na condicao de se sentir vivo por estar conectado a algo ou alguem. O encontro com o outro se da no sentimento que o Tyler afirma ter pela Marla, uma mulher cujo a busca do sofrimento para se sentir viva era a mesma que a dele. “Voce queria um jeito de mudar a sua vida. Nao podia conseguir sozinho. Tudo que quisera ser, este, sou eu. Eu pareco do jeito que quer parecer. Sou esperto, capaz, e mais importante, eu sou livre de todas as maneiras que voce nao e. [...] As pessoas fazem isso todos os dias. Falam consigo mesmas, veem-se como gostariam de ser, so nao tem a sua coragem de, simplesmente, levar adiante. Voce ainda se debate um pouco, e por isso que as vezes voce ainda e voce. [...] Pouco a pouco, voce esta se transformando em... Tyler Durden.” (Clube da luta [Fight club], Direcao David Fincher, 1999) A fala acima do alterego expoe como e a dissociacao, e uma criacao de outra parte do individuo que critica o tempo todo, que aflige e controla. A resolucao do Jack para o rompimento com o Tyler, dar-se quando ele consegue matar uma parte de si, se desvencilhar de tudo o que antes o preocupava, todo o questionamento do que ser, ter, fazer, comprar e de como a sociedade lhe impoe algo e como voce realmente quer ser esse algo ou nao. Refletindo e questionando nao apenas o que e dado a nos e empregado, mas o que realmente queremos para nos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX