
Da imagem ao texto: A construção do tópico discursivo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 1; Issue: 47 Linguagem: Português
10.28998/rl.v1i47.916
ISSN2317-9945
Autores Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoInserido no campo de estudo da Genética Textual e assumindo como base teóricometodológica os estudos sobre manuscritos escolares e processos de escritura em ato de alunos recém-alfabetizados (CALIL, 2008, 2009), este trabalho analisa a construção do tópico discursivo (LINS, 2008) a partir da sequência de imagens oferecida por uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. Nosso objeto de investigação é o manuscrito “O Cebolinha Atrapalhado”, escrito por duas alunas do 2º ano do Ensino Fundamental (08 anos de idade), no qual constatamos que o tópico discursivo construído ,pela interpretação das alunas é feito a partir do destaque de alguns elementos imagéticos relacionados à ação isolada do personagem e de cada quadrinho e não pela articulação narrativa entre eles.
Referência(s)