
A figura do poder na fedra senequiana
1998; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 11 Linguagem: Inglês
ISSN
1809-4449
Autores Tópico(s)Organic Chemistry Synthesis Methods
ResumoResumo Habituamo-nos a ver o teatro senequiano como exercicios livrescos, impregnados de retorica e destinados a “sala de recitacoes”. Antonin Artaud, entretanto, descobriu nessa dramaturgia a presenca de “um iniciado nos Segredos e que, mais do que Esquilo, soube faze-los palavra”. E a partir dessa intuicao que tentamos entrar no teatro do grande latino, procurando o nucleo lexical, estilistico, retorico que o sustenta: ele parece encontrar-se numa oposicao de forcas, entre as quais nao ha sintese possivel, o que da a tragedia senequiana o aspecto de uma dialetica travada, aparentemente imovel, e progredindo por meio de explosoes subitas. Abstract We often see Seneca’s theatre as mere literay exercises, saturated of rhetoric and destined only for declamation. Antonin Artaud, however, discovered in this dramaturgy the presence of an initiated in the Mysteries, and who, more than Aeschylus, knew how to transform them into words. From this intuition we try to enter Seneca’s theatre looking for its stylistical, lexical and rhetorical nucleus: this seems to be an opposition of forces between which there is no possible synthesis, which gives Seneca’s tragedy the form of a blocked dialetics, apparently motionless and progressing through abrupt explosions.
Referência(s)