
O trabalho com derivadas no Ensino Médio através da Resolução de Problemas: aspectos da avaliação
2023; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v7i1.1116
ISSN2179-426X
AutoresÉrica Marlúcia Leite Pagani, Norma Suely Gomes Allevato,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em que se investiga o ensino e a aprendizagem de derivadas no contexto da Resolução de Problemas. Foi realizada no 2º ano do Ensino Médio integrado ao técnico, numa turma do curso de Eletrônica. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida por meio da observação participante e análise documental. Assumimos a concepção de resolução de problemas como um ponto de partida para ensinar Matemática, entendida como um meio de se construir novos conhecimentos a partir de anteriores e ao longo do processo de resolução de um ou mais problemas. Considerada, desse modo, como uma metodologia de ensino, é uma perspectiva que está apoiada na tríade ensino-aprendizagem-avaliação e que, portanto, considera a avaliação um processo intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos e discutimos um episódio que evidencia como essa metodologia permite ao professor e ao aluno perceberem, de forma mais clara, dificuldades no aprendizado dos conteúdos, e como favorece a tomada de decisões e mudanças de estratégias no ensino.
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