
Concebendo a língua como um sistema adaptativo complexo: um problema para a pesquisa em aquisição de segunda língua?
2013; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 38; Issue: 65 Linguagem: Português
10.17058/signo.v38i65.4231
ISSN1982-2014
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo visa a discutir o impacto da adoção de uma perspectiva que concebe a língua como um Sistema Adaptativo Complexo no trabalho desempenhado por pesquisadores da área de Aquisição de Segunda Língua. Para tal, o texto apresenta, inicialmente, a definição de língua como um sistema adaptativo complexo, em contraste com a perspectiva que tradicionalmente permeia pesquisas na área. Em seguida, disserta-se acerca das principais contribuições dessa perspectiva para a área de Aquisição de Segunda Língua. Finalmente, trata-se das implicações da adoção de tal perspectiva para a pesquisa na área. Argumenta-se que conceber a língua como um Sistema Adaptativo Complexo pressupõe uma mudança no paradigma de visão do que é esse objeto de estudo, fazendo com que pesquisadores precisem levar em consideração múltiplos fatores em interação. Embora, a princípio, tal necessidade possa ser encarada como uma barreira para a condução de estudos científicos na área, conclui-se que essa possa ser, na verdade, um fator motivacional.
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