O Olho Humano e os Mecanismos da Visão como Objeto de Ensino: Reflexões Sobre um Processo Colaborativo
2016; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.17921/2447-8733.2015v16n0p405-409
ISSN2447-8733
AutoresFlávia Renata Lemes de Bodas, Karine Bezerra Viana, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Maria Inês de Affonseca Jardim, Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste relato apresenta as reflexoes iniciais sobre as acoes de um grupo colaborativo quanto ao planejamento e execucao de uma sequencia didatica desenvolvida em seis turmas de segundo ano do Ensino Medio de uma escola estadual do municipio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Especificamente relatamos o trabalho colaborativo, desenvolvido por membros do grupo, de planejamento e aplicacao de uma atividade composta de aula expositiva usando ferramenta tecnologica e uma atividade experimental demonstrativa sobre o processo de formacao de imagens no olho humano e alguns defeitos de visao. O objetivo e evidenciar a importância atribuida pelos academicos ao processo colaborativo desenvolvido na atividade. O tema da atividade sobre o olho humano foi selecionado apos uma discussao, entre professores de Ensino Medio de escolas publicas de Campo Grande – MS, docentes da formacao inicial do curso de Licenciatura em Fisica da UFMS e academicos do curso. Os resultados sugerem que os primeiros passos em busca de um trabalho realmente colaborativo e que contribua para a formacao reflexivacritica dos futuros professores de Fisica estao no caminho certo. Os academicos pontuam em seus diarios de bordo que as discussoes com os professores regentes e demais membros do grupo auxiliaram na identificacao de possiveis problemas vivenciados em sala de aula e propiciaram a reflexao sobre possiveis solucoes.
Referência(s)