Dissertação

Identidade cultural e auto-representação cinematográfica indígena xavante

2011; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Marcelo do Nascimento Melchior, Rosa Maria Berardo,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A pesquisa faz uma analise a respeito da Producao Cinematografica (Documentarios) dos indios Xavante do estado de Mato Grosso,buscando entender as expressoes e visoes nas quais os proprios indigenas se auto-representam em suas producoes visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma pratica e dinâmica. Desse modo, as culturas que por assim chamamos de ―minoritarias‖ estabelecem mecanismos de relacoes com esses novos processos em beneficio proprio e do grupo. Exemplo disso e o uso da câmera como um meio para criacao de documentarios. Os indigenas de um modo geral e em particular a etnia Xavante, aos poucos mostram que e possivel romper com os paradigmas de inferioridade cultural dos quais foram vitimas no decorrer da historia. Pois, muito do imaginario que perpassa a imagem do indio no cinema e portador de uma enorme carga preconceituosa e nao verossimil da realidade. Verificamos isso se atentarmos para os filmes de ficcao e mesmo para os documentarios que enfocam sociedades indigenas e que foram produzidos por nao indios. O cinema brasileiro, desde o seu inicio, tematizou o indio em suas producoes e, por muito tempo, esses filmes tiveram como referencia nao o indio real, mas aquele construido pela literatura romântica, marcadamente idealizado. Temos, como questionamento principal, entender as producoes cinematograficas/documentarios realizadas por cineastas indigenas, com um olhar diferenciado/intercultural e dinâmico

Referência(s)