Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O ensino da teoria sociológica em alguns cursos de Ciências Sociais de universidades públicas brasileiras

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português

10.5007/2175-7984.2015v14n31p87

ISSN

2175-7984

Autores

Márcio de Oliveira,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p87Este artigo tem por objeto analisar o lugar que o ensino da teoria sociológica ocupa noscursos superiores de Ciências Sociais, a partir do estudo de caso em algumas universidadespúblicas brasileiras (Ceará, Pernambuco, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul). Para isso, inicialmente, analisamos a história dos estudosteóricos, mapeamos os grupos de pesquisa e mostramos que a pesquisa ocupa um espaçosecundário na Sociologia brasileira. Analisando as grades curriculares dos cursos e asementas das disciplinas teóricas, mostramos que há muito espaço e tempo dedicado à teoria sociológica, em especial à teoria clássica, nos quatro primeiros semestres. Mostramos que esse espaço, para os autores clássicos, apresenta formato e conteúdo semelhantes (em geral, Marx, Weber e Durkheim), mas que são bem diversos em relação aos autores contemporâneos. Apesar da grande importância e do tempo dedicado ao ensino da teoria, não há discussões formais sobre como ensinar em termos metodológicos e epistemológicos.

Referência(s)