O ensino da teoria sociológica em alguns cursos de Ciências Sociais de universidades públicas brasileiras
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português
10.5007/2175-7984.2015v14n31p87
ISSN2175-7984
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoDOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2015v14n31p87Este artigo tem por objeto analisar o lugar que o ensino da teoria sociológica ocupa noscursos superiores de Ciências Sociais, a partir do estudo de caso em algumas universidadespúblicas brasileiras (Ceará, Pernambuco, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sul). Para isso, inicialmente, analisamos a história dos estudosteóricos, mapeamos os grupos de pesquisa e mostramos que a pesquisa ocupa um espaçosecundário na Sociologia brasileira. Analisando as grades curriculares dos cursos e asementas das disciplinas teóricas, mostramos que há muito espaço e tempo dedicado à teoria sociológica, em especial à teoria clássica, nos quatro primeiros semestres. Mostramos que esse espaço, para os autores clássicos, apresenta formato e conteúdo semelhantes (em geral, Marx, Weber e Durkheim), mas que são bem diversos em relação aos autores contemporâneos. Apesar da grande importância e do tempo dedicado ao ensino da teoria, não há discussões formais sobre como ensinar em termos metodológicos e epistemológicos.
Referência(s)