
A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência
2016; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 36; Issue: 98 Linguagem: Português
10.1590/cc0101-32622016162564
ISSN1678-7110
AutoresMarieta Gouvêa de Oliveira Penna, Alexandre Filordi de Carvalho, Luiz Carlos Garcez Novaes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoRESUMO: O objetivo deste artigo foi problematizar a formação do educador para atuar no novo contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais, tendo como referência as diretrizes que orientam e organizam o curso de Pedagogia e a oferta da educação de jovens e adultos (EJA) nas escolas regulares e nos estabelecimentos penais. Para tanto, a partir de pesquisas sobre a temática, realizou-se um debate teórico-crítico em torno dos limites e das possibilidades implicados no exercício da docência em estabelecimentos penitenciários, bem como das condições de contratação de professores, no estado de São Paulo, para este tipo de atuação docente. A formação do pedagogo, numa perspectiva crítica, foi abordada desde a experiência inovadora realizada na Universidade Federal de São Paulo.
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