
A Forma (in) Adequada do Aparato Vocal
2015; Elsevier BV; Volume: 18; Issue: 7 Linguagem: Português
10.1016/j.jval.2015.09.459
ISSN1524-4733
Autores Tópico(s)Stuttering Research and Treatment
ResumoEsta pesquisa tem por objetivo discutir as implicações da voz de professores pelo mau uso do aparelho fonador. Estudo realizado com 22 professores do ensino médio durante o ano de 2012, por meio de pesquisa qualitativa. 77,3% dos professores são do sexo feminino e 22,7% do sexo masculino, a média do tempo de profissão está entre 10 a 15 anos, a jornada semanal de trabalho de 41% deles é de trinta a quarenta horas semanais, sendo que 27,3% ministram até sessenta horas semanais. Quanto à intensidade da voz, 54,5% falam alto, sobre a velocidade da voz, 39% falam entre rápido e muito rápido. Quanto à alteração vocal todos já tiveram patologia laríngea, a maioria, 73% disseram apresentar rouquidão e 27,0% já faltaram ao trabalho por perda de voz. Eles não tiveram nenhum tipo de orientação vocal sobre a maneira correta de usar a voz na comunicação, 73% desconhecem a forma adequada de como usá-la e não se mantêm atualizados sobre o assunto. Percebeu-se que mesmo com inúmeros recursos e avanços tecnológicos, os docentes abusam de sua voz, porque trabalham com sala de aulas lotadas, competem com inúmeros ruídos dentro e fora da sala, têm jornada muito extensa além de que faltam informações a eles sobre a forma adequada do uso da voz. Constatou-se que a voz ainda é um dos recursos mais usados pelos docentes e faltam-lhes medidas preventivas; daí, a importância de os cursos de formação e os gestores abordarem a temática aos futuros docentes.
Referência(s)