A medida socioeducativa de liberdade assistida como alternativa de educação não formal
2011; CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.19091/reced.v0i24.38
ISSN2317-6091
AutoresAline Fávaro Dias, Elenice Maria Cammarosano Onofre,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste texto apresenta algumas compreensões do papel da educação nãoformal no contexto de um Programa de Medidas Socioeducativas emMeio Aberto, do interior do estado de São Paulo. Foram utilizadoscomo procedimentos de coleta de dados, a observação participante,conversas informais e entrevistas. Participaram como sujeitos dez jo-vens em cumprimento de Medida de Liberdade Assistida e que fre-quentavam as atividades do Programa. Os resultados da análise dos dados apresentam práticas sociais ali vivenciadas, incluindo-se as re-lações conflituosas, as quais se traduzem em processos educativos naformação dos jovens e contribuem para a construção da identidade, doautoconceito e da autoestima. O estudo evidencia que, pelas práticassociais não formais de educação, os jovens aprendem convivendo, oque lhes possibilita criações e recriações, significações e ressignifica-ções em diferentes tipos de relações, inclusive as escolares, e vão seconstituindo como seres históricos que (re)constroem suas identida-des, subjetividades, valores e percepções de seu papel no mundo.
Referência(s)