Feito Leite Derramado sobre Pedra A cidade, a memória e a montagem no documentário de Jia Zhang-ke

2012; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 13 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Isaac Pipano Alcantarilla, Cezar Migliorin,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

A pesquisa concentra-se na reflexao sobre imagens de quatro documentarios do cineasta chines Jia Zhang-ke: Dong, Inutil, 24 City e Memorias de Xangai. Imagens urgentes, forjadas no real, atadas as transformacoes intensas decorrentes da parasitagem e da potencia do capitalismo na China. Imagens cuja dimensao estetica e politica geram desdobramentos que atravessam as proprias condicoes de existencia do cinema, possibilitando o encontro de subjetividades, poderes, visibilidades e afetos. Assim, buscamos tracar uma linha que opere na imagem e no mundo, como o faz o proprio cinema de Jia Zhang-ke, tendo em vista dois movimentos complementares: os processos de subjetivacao implicados aos novos regimes espaciais e temporais, representados de modos distintos pelos filmes em questao. No primeiro dos gestos, a cidade ocupa a centralidade das reflexoes. Que cidades sao essas e o que elas nos dao a ver sobre as relacoes entre o capitalismo, as reconfiguracoes espaciais e os sujeitos que as habitam? O segundo movimento do texto enfatiza as associacoes entre as imagens e a memoria, a partir dos olhares que se lancam a um passado esquivo e enxergam um presente que continuamente escapa. A montagem assume uma funcao preponderante em tais analises, por ser o ato que mobiliza o desejo de conexao e os respectivos agenciamentos nesse lugar onde o capitalismo ja atravessou as camadas epidermicas da sociedade. Na tensao entre a vida como cena e a mise-enscene do cinema.

Referência(s)