A constituição semiótica da imagem-documento
2013; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 15 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresRafael Wagner dos Santos Costa,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoEsta tese tem como finalidade a caracterizacao do estatuto semiotico da imagemdocumento a luz dos pensamentos de Gilles Deleuze e Charles Sanders Peirce. Ao se retomar a influencia peirceana sobre o pensamento cinematografico de Deleuze – em geral associado ao bergsonismo – empreendeu-se uma revisao critica das imagens-movimento e das imagenstempo sob o vies semiotico e se descobriu um novo tipo de imagem derivada da experiencia cinematografica contemporânea e que introduz problematicas bem especificas para o estudo do cinema: a imagem-documento, foco desta tese. A imagem-documento e aqui concebida como imagem-tempo, mais precisamente como a face documental da imagem-cristal, cuja materia expressiva e constituida pelas figuras da fabulacao, da potencia do falso, da alteridade do personagem, do agente provocador, do personagem intercessor, do jogo cenico, do transe, do deslocamento e da montagem nuclear. Nesse cinema de imagem-documento, ao inves de se identificarem os indices de uma realidade ja vivida (como nos documentarios classicos), elas se comportam como flechas do tempo (em series) que apontam para o vir a ser do mundo, inseparaveis das ideias de acao, intervencao e invencao, possibilitadas pelas imagens de fabulacao. Alem da demonstracao das relacoes teoricas entre Peirce e Deleuze – que evidenciam as potencialidades desse encontro –, a imagem-documento foi abordada ensaisticamente. Nos ensaios, procurou-se estabelecer de que forma tal imagem funciona em cenas dos filmes Iracema, uma transa amazonica (1974), Jogo de cena (2007) e Di Glauber (1977), propostos como experiencias brasileiras da imagem-documento. Esta tese, assim, procura revelar os modos como os pensamentos de Peirce e Deleuze se agenciam para dar lugar a uma nova imagem de pensamento cuja materia de expressao sao as imagens cinematograficas. Por fim, esta pesquisa tambem contribui para demonstrar que a pratica da escrita deleuzeana concebida pelo vies peirceano pode trazer relevantes contribuicoes para ambas as teorias.
Referência(s)