Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O SUJEITO-ARTISTA E SEUS DESDOBRAMENTOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO PROCESSO CRIATIVO DO LIVRO DE IMAGENS

2014; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística; Volume: 1; Issue: 36 Linguagem: Português

10.18309/anp.v1i36.709

ISSN

1982-7830

Autores

Carolina Fernandes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Influenciado pelo movimento Artes e Ofícios, o livro de imagens teve boa aceitação no mercado editorial brasileiro. Além do sucesso pelo trabalho artístico visual, os ilustradores almejam um lugar no campo literário para suas obras. Mas pode o livro de imagem instaurar-se no domínio do saber literário? Este artigo visa discutir o processo criativo do livro de imagens à luz da Análise de Discurso de linha Francesa, investigando a constituição do sujeito produtor deste livro e sua relação com a escrita. Para isso, elegemos como objeto de análise os seguintes livros: Espelho, de Suzy Lee e Cena de Rua, de Angela Lago.

Referência(s)