Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Esoterismo, Modernidade e Secularização: a Gnose de Samael Aun Weor

2016; University of Costa Rica; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15517/rehmlac.v8i1.24282

ISSN

2215-6097

Autores

Marcelo Leandro de Campos,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O presente trabalho tem o proposito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor a luz do conceito de secularizacao do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da Historia Cultural, que analisa as relacoes reversivas e as influencias mutuas que pautam, de um lado, a construcao da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciencia empirica, e do outro a constituicao de uma tradicao esoterica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepcao fortemente encantada do universo, e dos mutuos processos de apropriacao/reinterpretacao envolvidos. Esse debate tambem dialoga com uma discussao mais especifica ao campo da Ciencia das Religioes, que busca compreender as transformacoes que ocorrem no campo religioso ocidental frente a nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a America Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas sao reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de especifico. Com esse proposito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualizacao historica de longa duracao, inserindo o autor no processo mais geral de constituicao do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais especifica no processo de constituicao de um campo de espiritualidades esotericas na Colombia. A partir de uma analise historico-comparativa da evolucao de sua obra, de sua institucionalizacao e de suas praticas, que leva em conta contribuicoes conceituais e metodologicas da Escola Italiana de Historia das Religioes, nosso trabalho destaca a transicao doutrinaria que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direcao as concepcoes de um Esoterismo Psicologico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transicao e analisada a luz do imaginario dominante no milieu esoterico de sua epoca, perspectiva que oferece um importante material analitico para a compreensao das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalizacao do gnosticismo na America Latina e das especificidades que definem suas relacoes reversivas com o universo social em que estao inseridas.

Referência(s)