A Dança de Mata Hari no Contexto da Feminilidade e do Exotismo

2009; Volume: 15; Issue: 15 Linguagem: Português

10.15603/2176-0985/mandragora.v15n15p68-79

ISSN

2176-0985

Autores

Alexandra Kolb,

Tópico(s)

Theatre and Performance Studies

Resumo

A dancarina holandesa Mata Hari (Margaretha Geertruida Zelle) atingiu um status de icone na historia da danca do seculo XX, em parte devido a sua execucao como espia alema em 1917. Embora nao possuisse formacao em danca, ela apresentava seus trabalhos, principalmente em um estilo ecletico oriental, com sucesso para as plateias europeias. Discuto aqui as contribuicoes de Mata Hari contra o pano de fundo do cenario da danca europeia imediatamente anterior a Primeira Guerra Mundial. Essa discussao explora especificamente a estrutura ideologica e estetica na qual ela se inseria como artista do sexo feminino no contexto das tendencias da danca que ocorriam simultaneamente naquele momento. Recorrendo as teorias feministas, orientalismo e pos-colonialismo (Edward Said), o artigo analisa como ambas as facetas de Mata Hari, a artistica e a nao-artistica, adequavam-se a certas imagens estereotipadas da mulher, ao mesmo tempo em que tambem subvertiam as convencoes sociais.

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